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Código de Ética e Conduta

Seja qual for o seu papel na AGIMED, você agora está ajudando a salvar vidas. Este é nosso dever! Fazemos isto há 22 anos.

O Código de Conduta AGIMED tem por objetivo apresentar os princípios éticos e as normas de conduta a serem seguidos por todos os membros e participantes – parceiros ou funcionários – , do seu ecossistema, de forma a garantir a existência estável e duradoura da organização, a preservação do seu maior ativo (reputação e credibilidade) e a geração de valor digno e honroso para toda a cadeia de negócios. A confiança de nossos funcionários, clientes, subcontratados e outras partes interessadas é decisiva para o sucesso contínuo de nosso negócio.

1. Parceiros e Funcionários

A AGIMED espera de seus PARCEIROS E FUNCIONÁRIOS, no desenvolvimento de suas atividades e cumprimento de seus papéis, total aderência as Normas Corporativas e aos processos estabelecidos, guiando suas ações com base nos mais elevados padrões éticos e morais.
Sem a confiança dos clientes, públicos e colegas de trabalho, não seria possível desenvolver o nosso trabalho. A Conduta da nossa empresa é uma das melhores maneiras de elevar os nossos fornecedores e concorrentes a um novo padrão. Dessa forma, para ganhar confiança é de suma importância sermos autênticos e transparentes.
A defesa de um ambiente de trabalho cordial e respeitoso, com convivência harmoniosa e sem preconceitos é uma tarefa que cabe a cada colaborador, independente da sua posição hierárquica.
Em adição, incentiva-se a confidencialidade das informações da Organização, honestidade e transparência nas relações de negócios e diligência total em cada ato dos colaboradores.
Cuidar um do outro faz toda a diferença. Toados têm o direito de sentir-se seguro e protegido no ambiente de trabalho. É fato que todos devem ser tratados com dignidade e respeito. Respeitamos a privacidade de todos: colegas, fornecedores, parceiros, clientes, ou seja, TODOS.
Nossas políticas nos ajudam a esclarecer como fazer as coisas de forma correta. Não podemos estar presentes em todos os momentos, no entanto, podemos refletir antes de agir:
✔ Isso é justo para todos?
✔ Você está bem?
✔ Sou respeitoso mesmo quando discordo?
✔ Meu local de trabalho poderia ser mais seguro ou saudável? O que posso fazer e quem pode me ajudar?
✔ Tenho preconceitos e noções preconcebidas em que devo trabalhar?
✔ Nossas políticas têm mensagens claras que todos devem saber, se você as leu na íntegra ou não.
A AGIMED deve oferecer e manter um ambiente de trabalho seguro, independentemente da localização geográfica. Cada um de nós tem o direito de ser tratado com respeito, dignidade e cortesia comum. Como parte de nosso compromisso de ter um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, temos tolerância zero em relação à discriminação, assédio e bullying.
Na AGIMED, temos o compromisso de identificar, mitigar e impedir abusos dos direitos humanos em nossos negócios, operações, cadeia de suprimentos e nas comunidades em que operamos.
A privacidade e a proteção de dados são direitos humanos fundamentais e aplicaremos medidas contratuais, técnicas e organizacionais adequadas para garantir esses direitos.
Todos têm o direito de se sentir seguro e protegido no trabalho. TODOS!

2. Gestores e Gerentes da AGIMED

Os GESTORES E GERENTES de área, em virtude das suas atribuições e experiência, tem a obrigação de promover o cumprimento do código de conduta e das normas corporativas pelos seus liderados. Eles devem comunicar, orientar e fornecer, através do seu próprio exemplo ético, a base de entendimento do código de conduta e das normas corporativas, bem como a efetiva aplicação destes, nos processos empresariais.

3. Clientes

A AGIMED não mede esforços para manter as relações comerciais com seus clientes, no mais alto padrão de qualidade e profissionalismo. Transparência e senso de justiça também são fatores fundamentais nestas relações.
A AGIMED, através de seus colaboradores, gestores e dirigentes garante:
✔ Realizar negócios com 100% de aderência aos acordos comerciais firmados;
✔ Praticar preços justos e de mercado para todos os clientes;
✔ Não trabalhar com base em cortesias;
✔ Não fornecer produtos e serviços que estejam fora do acordo comercial;
✔ Não aplicar descontos inexplicáveis;
AGIMED não se envolve, sob nenhuma hipótese ou pretexto, em negócios onde exista, de forma confirmada ou suspeita, obtenção de vantagens, pagamento de propina ou qualquer outra ação ou conduta que force o direcionamento dos negócios
O fornecimento de brindes, presentes e o pagamento de despesas para clientes, tais como: refeições, transporte e estadia, são aceitáveis desde que estejam claramente justificados, sejam coerentes com o a prática regular de negócios, não representem extravagâncias e não possuam valores elevados ou fora de mercado.
Sob nenhuma condição, o fornecimento de brindes, presentes ou pagamento de despesas dos clientes, deverá implicar na necessidade de retribuições ou favorecimento nos processos de venda.

4. Fornecedores

Os fornecedores são peças fundamentais no processo de qualquer empresa e devem ser tratados com dignidade e respeito. A AGIMED tem por objetivo selecionar de forma extremamente criteriosa seus fornecedores nacionais e estrangeiros e, assim, desenvolver relações saudáveis e de alto valor agregado para todos.
A AGIMED aplica as mais avançadas ferramentas de gestão para conduzir e auditar os seus processos de importação de produtos e de compra local de serviços, e repudia duramente práticas desonestas, subfaturamento, contrabando, sonegação de impostos ou qualquer outro ato ilícito durante o desenvolvimento de suas operações comerciais.
O recebimento de brindes, presentes e a cobertura de despesas para colaboradores ou gestores da AGIMED devem ser evitados, tais como: refeições, transporte e estadia. Caso sejam indispensáveis, eles deverão ser claramente justificados, possuírem valores coerentes com a prática regular de negócios, não representar extravagâncias e não possuir valores elevados ou fora de mercado.
Sob nenhuma condição, a aceitação de brindes, presentes ou a cobertura de despesas dos colaboradores AGIMED, deverá implicar na necessidade de retribuições ou favorecimento nos processos de compra.
Serão investigados e punidos, em acordo com as leis vigentes, casos de corrupção nas relações comerciais com fornecedores, durante os processos de compra AGIMED.
5. Concorrentes
A AGIMED defende a livre concorrência, apoiada na lealdade e ética, bem como incentiva o tratamento justo e respeitoso em relação aos concorrentes.
Os colaboradores, gestores e dirigentes da AGIMED não devem divulgar informações ou fazer declarações que possam comprometer a imagem ou reputação dos concorrentes
A AGIMED não participa e orienta seus colaboradores, gestores e dirigentes a não participarem de acordos comerciais com concorrentes (ou com qualquer outra organização), para:
✔ Fixação de preços em negócios públicos ou privados;
✔ Delimitação de mercado;
✔ Definição de estratégias para tratamento conjunto de licitações.
✔ Trocar informações confidenciais de forma a facilitar a fixação de preços ou delimitação de mercado.
Toda e qualquer ação que possa comprometer a competição saudável e honesta, será vigorosamente impedida pela AGIMED.
Competência técnica e administrativa, criatividade com qualidade, atendimento dedicado ao cliente e responsabilidade social e moral com o ecossistema, são alguns dos atributos legítimos que guiam a forma de competir da AGIMED.
Qualquer outra base de competição será descartada. A AGIMED preza pela confidencialidade das informações. Não é permitido conversar sobre informações comerciais ou da empresa com concorrentes ou com qualquer pessoa que não faça parte das negociações. Além disso, a AGIMED entende que a privacidade, proteção dos dados e a confidencialidade dos pacientes são fundamentais. Os dados são pessoais e não públicos.
6. Familiares dos Colaboradores.
Os colaboradores e gestores devem evitar a condução de negócios em nome da AGIMED, com empresas onde seus familiares (ou pessoas com as quais seus familiares tenham estreito relacionamento pessoal), exerçam influência nas operações comerciais ou administrativas, que possam gerar vantagens adicionais, e assim comprometer o princípio da concorrência livre e leal.
Os colaboradores e gestores devem solicitar autorização por escrito da direção da AGIMED antes de conduzir negócios que se enquadrem na situação acima exposta.
Definição de “Familiares” para efeito deste código de conduta:
• Cônjuge ou Companheiro;
• Pais;
• Irmãos;
• Filhos;
• Tios; e
• Sobrinhos e primos até o 2º grau, inclusive os do cônjuge / companheiro.

7. Poder Público

A AGIMED limita seu relacionamento com o poder público a questões tributárias, trabalhistas, e no cumprimento de toda e qualquer exigência legal (e cabível), que venha a ser solicitada, para a adequação, manutenção ou expansão dos negócios.
É terminantemente proibido a todos os colaboradores, gestores e dirigentes, em nome, razão ou benefício da AGIMED

✔ Relacioná-la de forma direta ou indireta com partidos políticos;
✔ Realizar doações para suporte a campanhas eleitorais;
✔ Oferecer presentes, brindes ou dinheiro para agentes públicos;
✔ Oferecer presentes, brindes ou dinheiro para membros de partidos políticos;
✔ Oferecer presentes, brindes ou dinheiro para candidatos a cargos políticos.

8. Hospitalidade

A AGIMED, através dos seus colaboradores, gestores e dirigentes, oferece cordialmente suporte aos seus clientes nacionais e representadas internacionais durante as visitas de negócios em sua sede, com a cobertura de despesas com refeições, estadia e transporte.

Sob nenhuma hipótese ou pretexto, esta conduta deverá ser interpretada como tentativa de obter vantagens indevidas ou favorecimento nos negócios, situações estas, que serão terminantemente recusadas.

9. Política Anticorrupção

A AGIMED sob nenhuma hipótese ou pretexto, aceita ou participa de qualquer forma de corrupção, direta ou indireta, com empresas públicas ou privadas.

Seus colaboradores, gestores e dirigentes estão orientados a denunciar imediatamente, através dos canais de comunicação pré-estabelecidos pela AGIMED, qualquer suspeita, tentativa, ou ato confirmado de corrupção. As denúncias poderão ser feitas de forma anônima e serão rigorosamente investigadas.

10. Política Antipirataria

A AGIMED defende o direito da propriedade intelectual, e não adquire para seu uso ou comercialização, produtos falsificados ou para os quais não possua direitos de uso, devidamente comprovados por nota fiscal, contrato de fornecimento, números de licença, chaves de acesso ou qualquer outro mecanismo de licenciamento de uso.

Os colaboradores e gestores estão orientados a somente comprar produtos e serviços genuínos e de fonte hábil e idônea.

11. Proteção dos bens e recursos empresariais

Os colaboradores e gestores devem:
✔ Cuidar com diligência e responsabilidade dos bens e recursos da empresa;
✔ Não utilizar ou permitir que seja utilizado, qualquer recurso da AGIMED para obtenção de vantagens pessoais;

12. Proteção das Informações Pessoais e Confidenciais

As informações pessoais de cada colaborador, gestor e dirigente, bem como as informações de negócios classificadas como estratégicas, mas não limitadas a estas, devem ser tratadas como confidenciais, não sendo autorizado a sua divulgação total ou parcial.

13. Informações Privilegiadas

Não é permitido a utilização de informações privilegiadas da AGIMED, por seus colaboradores, gestores e dirigentes, para a obtenção de benefícios pessoais, sendo tal prática sujeita a aplicação da legislação local pertinente.

14. Comunicação, Redes Sociais, Publicações

A AGIMED divulga suas informações empresariais, somente através dos canais de comunicação padronizados e em acordo com as diretrizes das suas “Normas Corporativas” e do seu “Código de Conduta”.
Cabe aos colaboradores, gestores e dirigentes, no uso da internet e das mídias sociais, diferenciar claramente entre comunicação pessoal e empresarial, tomando cuidado especial para não divulgar mensagens, com conteúdo que possa comprometer a imagem da AGIMED.

15. Conflito de Interesses

O conflito de interesses é caracterizado quando as ações dos colaboradores, gestores ou dirigentes, alteram ou influenciam uma decisão da AGIMED, resultando em ganhos pessoais, para si ou para membros da sua família ou amigos.

Alguns exemplos de conflito de interesses:
✔ Aplicar recursos empresariais para benefício próprio;
✔ Desenvolver acordos comerciais com fornecedores, clientes ou concorrentes, para obtenção de privilégios;
✔ Apoderar-se e aplicar informações privilegiadas ou confidenciais para gerar vantagens pessoais;
Defender posições ou atuar de forma a influenciar decisões de negócios, com o único objetivo de obter favorecimento, direto ou indireto, para si ou para familiares e amigos;
✔ Contratar ou indicar a contratação de familiares e amigos, ignorando ou fazendo com que outros ignorem as normas para seleção e contratação de profissionais, estabelecidos pela AGIMED.
Nunca criamos uma situação em que possa haver um conflito de interesses. E, em caso de dúvida, consultamos alguém que possa aconselhar – como um gerente de linha ou o escritório de Ética e Conformidade.
Fazer bons negócios significa fazer as coisas corretamente. Dessa forma, sempre efetuamos os trabalhos de acordo com a ética.

16. Registros Contábeis

Parte da missão empresarial da AGIMED refere-se ao objetivo de “assegurar através de uma administração consciente e responsável, a satisfação dos nossos colaboradores e o crescimento sustentável do negócio".

A AGIMED garante absoluta padronização, coerência e exatidão em todos os seus registros contábeis, de forma a produzir análises financeiras e econômicas, seguras e confiáveis.

17. Segurança no Trabalho e Meio Ambiente

Garantir operações de baixo impacto ao meio ambiente, de forma segura para todos os participantes da cadeia de negócios e de maneira sustentável, é compromisso constante da AGIMED.

Seus colaboradores, gestores e dirigentes devem aplicar todos os seus esforços com os seguintes objetivos:
✔ Desenvolver de forma contínua melhorias nos processos empresariais, reduzindo o consumo de energia, a geração de resíduos e a poluição do meio ambiente;
✔ Manter o ambiente de trabalho seguro e confortável, através da implantação e monitoramento dos programas de “Saúde ocupacional" e “Segurança do Trabalho", definidos pela legislação;
✔ Analisar constantemente os riscos envolvidos nas suas atividades, reportando imediatamente qualquer incidente ou acidente;
✔ Realizar as atividades somente após a conclusão do programa de treinamento, através de um instrutor ou pela leitura e entendimento das Instruções de Trabalho de cada área;

A tarefa de todos deve ser sempre cuidar do nosso planeta. A perda contínua de nosso mundo natural é sem dúvida o maior problema que o ser humano enfrenta atualmente. As empresas que não encontrarem maneiras de funcionar em harmonia com o meio ambiente não terão lugar em nossa sociedade futura.
A AGIMED assume a responsabilidade por seu papel na sociedade global, no ambiente do mundo e nas comunidades locais com as quais interagimos. Mas não é apenas responsabilidade – é ação.
Estamos vigilantes ao garantir que os materiais que usamos para nossos projetos e ecodesign sejam de origem ética e ambientalmente corretos. Quando produzimos lixo, garantimos que o descartamos de forma responsável. E então gastamos algum tempo tentando descobrir se há maneiras de evitar produzir esse desperdício no futuro.
Nossas políticas nos ajudam a esclarecer como deve-se fazer da forma correta. É de extrema importância refletirmos sobre como agir:
• Existe um jeito melhor de efetuar um trabalho específico?
• Estamos fazendo algo apenas porque é rápido e barato, e não certo?
• É necessário imprimir o documento?
• Como podemos incentivar nossos parceiros a fazer mais?
Nossas políticas têm mensagens claras que todos devem saber.

A AGIMED assume a responsabilidade por seu papel na sociedade global, meio ambiente, comunidades locais e todas as pessoas com quem trabalhamos. Nossa agenda de sustentabilidade é uma parte essencial de nossa estratégia para atender aos desafios dos clientes e às necessidades do mercado local.

Na AGIMED, a proteção de todos os direitos humanos é a maior prioridade. Nós nos esforçamos para usar nossa posição de influência para promover e apoiar iniciativas de Direitos Humanos.

18. Emprego de Mão de Obra Forçada e/ou Infantil

Não será tolerado o emprego de mão de obra forçada e/ou infantil, direta ou indiretamente, nas atividades empresariais conduzidas pela AGIMED.

19. Canais de Comunicação para Denúncias

Todos têm a obrigação e dever de informar situações que venham (ou possam vir), a violar este código de conduta e as respectivas normas corporativas da AGIMED.

Os canais para comunicar possíveis desvios de conduta são:
✔ CEO OU GERENTE DA EMPRESA.
As denúncias também poderão ser feitas de forma anônima.
Através do site www.agimed.com.br;
Através do e-mail denuncia@agimed.com.br

20. Garantia de não Retaliação

A AGIMED garante aos seus colaboradores, gestores e dirigentes que não haverá retaliação de nenhuma espécie, quando em boa fé e na genuína defesa dos princípios morais e éticos, denúncias forem feitas.

21. Mecanismo de investigação

A AGIMED aplicará todas a ferramentas legais autorizadas pela legislação brasileira, além de auditores internos e externos, para investigar as denúncias de corrupção recebidas.

A investigação de suspeitas de corrupção, não é uma tarefa simples, porém, algumas evidências podem colaborar:

✔ Os preços de compra são mais elevados do que a média de mercado;
✔ A qualidade dos produtos ou serviços comprados é baixa;
✔ As contas do projeto não são claras e estão mal documentadas no sistema de gestão;
✔ As contas do projeto estão atrasadas e incompletas;
✔ Os recursos do projeto foram utilizados para outros objetivos e o projeto não foi concluído;
✔ As pessoas selecionadas para o projeto não possuem as melhores qualificações possíveis;
✔ O processo de venda ou de compra não possui as aprovações devidas pelos dirigentes da empresa;

22. Do respeito ao Idoso

AGIMED respeita e incentiva o respeito ao idoso e atende toda as normas da LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.

  • Disposições Gerais

Este código de Conduta, é parte integrante das Normas Corporativas vigorará por prazo indeterminado.
Todos os colaboradores, representantes comerciais, gestores e dirigentes possuem conhecimento sobre ele, podendo acessá-lo através do sistema de Gestão AGIMED ou no portal www.agimed.com.br

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